O acompanhamento médico durante toda a gestação é fundamental para se obter esclarecimentos fiéis das dúvidas.
Enjôos: Eles são provocados por distúrbios hormonais. Algumas vezes pode ocorrer vômitos sem causa aparente.
Dicas: Evitar o contato com produtos que ajudam provocar o problema, como perfumes e principalmente cigarros, fazer várias refeições durante o dia, sem exagerar, e nunca dormir de estômago vazio. Ao acordar, sair da cama lentamente. A movimentação brusca do corpo provoca os enjôos.
Azias: A alteração dos hormônios também deixa a digestão mais lenta. Com a formação de gazes aparece a desagradável azia, causada também pela compressão que o útero exerce sbre o estômago.
Dicas: Comer devagar, mastigando bem. Não deitar logo após as refeições, ficando em pé por alguns minutos, principalmente depois do jantar. Dormir com um travesseiro mais alto que o comum, pois você evita que o estômago fique comprimido, facilitando a digestão.
Falta de ar: Para atender ás necessidades do feto o organismo trabalha mais, consumindo mais oxigênio. O coração também acelera para acompanhar o rítmo respiratório. A falta de ar ocoore com mais frequência nos três últimos mese da gestação. A respiração fica difícil durante esforços físicos ou mesmo sem esforço aparente.
Dicas: Respirar regular e profundamente durante qualquer esforço. Fazer uma pausa no que você estiver fazendo e procurar relaxar. Se o sintoma continuar e for seguido de dor no tórax, entre em contato com seu médico.
Seios doloridos: Com a gravidez os seios aumentam de volume e ficam doloridos, pois já começam a se preparar para a lactação. Os mamilos também ficam mais sensíveis e podem aparecer pequenas saliências em volta.
Dicas: Usar um tamanho de sutiã que acompanhe o tamanho dos seios, para evitar comprimí-los. Fazer massagem em volta dos seios, utilizando óleo de amêndoas doce. A massagem deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia.
Vontade de urinar: A vontade de fazer xixi aumenta quando se espera um bebê. Omaior volume do útero comprime os órgãos ao seu redor, principalmente a bexiga, que tem sua capacidade de contenção diminuída.
Dicas: Não beber menos água com a intenção de urinar menos. Ir ao banheiro sempre que necessário. Se a urina for retida por muito tempo , pode provocar infecções.
Tonturas: A pressão arterial, mais baixa na gravidez e o aumento da circulação sanguínea, predispõe a esse mal estar.
Dicas: Não ficar de estômago vazio por mais de quatro horas. Mover-se lentamente para deixar a pressão sanguínea se adaptar ao novo rítmo. Em caso de mal estar, levantar os pés para melhorar a circulação.
Insônia: Esse é um problema que pode ocorrer durante os nove meses de gravidez. Geralmente se manifesta por dificuldade de pegar no sono ou de voltar a adormecer após as idas e vindas ao banheiro durante a noite.
Dicas: Procurar caminhar durante o dia ou fazer algum outro exercício leve. Antes de ir para a cama, tomar um banho morno que é muito relaxante. Respirar profunda e lentamente por alguns minutos. O sono virá logo.
Fome irreversível: Após duas horas de ter se alimentado, a gestante tem a impressaõ de estar de estômago vazio e vem a vontade de comer novamente. O organismo sofre uma aceleração porque seu corpo, nesta fase, está totalmente voltado a suprir as necessidades do bebê.
Dicas: Resistir á tentação de se alimentar por dois. Aliviar a fome sempre que possível, com uma fruta, um pedaço de queijo ou uma cenoura. Evitar doces.